domingo, 10 de junho de 2012

Sd.Kfz. 251 - Tamiya - 1/35






As figuras dos tripulantes foram adaptadas de diversos fabricantes
Montagem e pintura: Fernando Victor


O SdKfz 251 (Sonderkraftfahrzeug, veiculo para finalidades especiais) foi o primeiro veículo blindado dedicado ao transporte de infantaria em condições de combate e capaz de proteger seus ocupantes do fogo de armas ligeiras e estilhaços de artilharia. E Desenvolvido a partir do trator de artilharia de meia lagarta SdKfz 11, de 3 toneladas, pela firma Hanomag, era capaz de transportar 12 homens através de terrenos acidentados com a mesma velocidade dos tanques.

O veículo era dotado de um motor Maybach de 100 hp, e tinha 8 marchas para a frente e 2 para a ré, através do uso de uma caixa de redução convencional. A direção era controlada pelas rodas da frente em pequenos ângulos (até cerca de 15°) e usando embreagem e freio para reduzir a velocidade da lagarta interna para ângulos maiores. As placas blindadas tinham uma espessura máxima de 14,5 mm no nariz e 8 mm nas laterais do casco, que eram bastante anguladas para melhorar a proteção balística.

O veículo podia ser equipado com diversos tipos de armamento, mas o equipamento básico era formado por duas metralhadoras tipo MG34 ou MG42, uma das quais provida com um tripé desmontável para uso como arma de apoio da seção de fuzileiros transportada na viatura. A arma da frente à partir da série B (ausf tinha uma proteção blindada para o atirador, enquanto a de trás era montada num reparo antiaéreo. Com adaptações na parte interior, o veículo podia carregar um morteiro de 80mm, os canhões PAK 36 de 37mm ou o obuseiro L24 de 75mm, e mesmo o PAK40 de 75mm numa das últimas sub-variantes. O veículo serviu como viatura de apoio a engenharia de combate (chamados pioneiros no exército alemão), trator de artilharia, veículo de observação de artilharia, lança-foguetes, lança-chamas, viatura antiaérea, posto de comando móvel e ambulância, tendo sofrido numerosas modificações pelas tropas nas linhas de frente.

Enquanto apenas umas poucas unidades estavam disponíveis na campanha da Polônia e mesmo na campanha da França sua disponibilidade fosse muito reduzida, sua produção permitiu que na maioria das Divisões Panzer e Panzergrenadier por volta de 1943 pelo menos um batalhão dos regimentos de fuzileiros pudesse estar totalmente equipado com esse tipo de veículo. Contudo, apenas umas poucas unidades de elite, como a Divisão Panzer-Lehr, por exemplo, tiveram todos os seus fuzileiros transportados nelas. O uso de caminhões com tração 4 x 4 persistiu até o final da guerra em paralelo com os blindados. Embora fossem produzidos um total de mais de 15.250 veículos em 4 séries (A-D) e 23 sub-variantes, essa produção nunca foi considerada adequada frente à demanda.

Comparado aos seus dois principais oponentes como transportes blindados, o SdKfz 251 era considerado menos potente e veloz que os half-tracks M2 e M3 americanos, e também menos robusto, mas com uma performance cross-country bastante superior. No caso dos transportes ingleses, como o transportador Bren, as diferenças conceituais eram tão grandes que não é pertinente uma comparação direta, sendo estes mais utilizados como viaturas de reconhecimento e tratores de canhão do que propriamente como transportes blindados de infantaria para funcionarem em conjunto com tanques em um assalto deliberado, embora tenham atuado também nessa função.

As duas grandes críticas ao SdKfz 251 eram sua motorização relativamente pouco potente, que agravava uma manutenção por si só já bastante exigente, e o fato de ser aberto por cima, o que tornava seus ocupantes vulneráveis a fogo vindo de cima e a explosões mais altas ao seu redor, embora isso permitisse que os fuzileiros desembarcassem rapidamente e mesmo pudessem lutar de dentro da viatura. Apesar dessas falhas, pode-se dizer que esse foi um veículo de combate altamente bem sucedido, e teve um importante papel na evolução do conceito dos transportes blindados de infantaria, sendo uma enorme gama de veículos de lagartas e rodas posteriormente desenvolvidos em diversos países para atender aos mesmos requisitos básicos do SdKfz 251 original: transportar ao combate seus esquadrões de fuzileiros protegidos do fogo adversário, para que pudessem melhor desempenhar sua tarefa de apoio aos blindados numa cooperação integral com eles.


Marcos Fernandez

Referências Bibliográficas:

Culver, Bruce. The SdKfz 251 Half-track. Osprey-Vanguard Series, Londres, 1983.

Wikipedia, http://en.wikipedia.org/wiki/Sd.Kfz._251, consultada em 10/07/2012

Carell, Paul. Sie Kommen. Edição brasileira, Flamboyant, São Paulo, 1965.








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